ESA realiza formatura alusiva ao Dia do Exército - ESA - Escola de Sargentos das Armas Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidadePort


Página inicial > Categorias > Max Informa > ESA realiza formatura alusiva ao Dia do Exército
Incio do conteúdo da pgina
Categorias

ESA realiza formatura alusiva ao Dia do Exército

Criado: Terça, 19 Abril 2022 12:00 | Publicado: Terça, 19 Abril 2022 12:00 | Acessos: 1816

Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realiza, no dia 19 de abril 2022, a formatura alusiva ao Dia do Exército, exaltando os 374 anos da Batalha de Guararapes.

No dia 19 de abril de 1648, negros, brancos, índios e mestiços, irmanados e chefiados por Vidal de Negreiros, Fernandes Vieira, Antônio Dias Cardoso, Felipe Camarão, Henrique Dias, imortalizaram os Montes Guararapes como o berço da nacionalidade brasileira ao derrotarem o invasor estrangeiro nas férteis terras pernambucanas.

Ao longo de sua história, o Exército Brasileiro sempre esteve presente como partícipe inconteste de momentos cruciais da nação brasileira, exercendo papel fundamental para que a extensão territorial e os nossos recursos naturais fossem resguardados, como na luta pela Independência e processo de pacificação interna, preservando a coesão nacional nas Revoluções Farroupilha, na Sabinada e na Balaiada, nas Revoltas Liberais, no Contestado e em Canudos.

O Exército Brasileiro esteve presente em solo italiano durante a 2ª Guerra Mundial, ao lado dos aliados, e ajudou a cultivar a Paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU) com tropas de capacetes azuis, em mais de cinquenta países, conquistando o reconhecimento internacional, como na estabilização do Haiti, onde atuou por mais de uma década.

No território nacional, cumprindo sua missão prevista na Constituição Federal, o Braço Forte do Exército atua em Operações de Garantia da Lei e da Ordem; nas Operações Ágata e Verde Brasil I e II, que combatem os ilícitos transfronteiriços e ambientais.

Dentre suas ações subsidiárias desenvolvidas pelo viés Mão Amiga do Exército Brasileiro destacam-se a Força-Tarefa de Ajuda Humanitária, Operação Acolhida; a Operação Pipa, que distribui água no semiárido nordestino a mais de 2 milhões de brasileiros afetados pelo flagelo da seca; o desenvolvimento e a manutenção da infraestrutura nacional; o socorro aos atingidos por calamidades, como as de Petrópolis e Angra dos Reis, além de ser, muitas vezes, a única presença do Estado nas localidades de difícil acesso e comunidades indígenas.

Durante a cerimônia, foi lida a Ordem do Dia, do Senhor General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Comandante do Exército.

Houve, em seguida, a entrega das Medalhas Ordem do Mérito Militar, Mérito Desportivo Militar, Bartolomeu de Gusmão, Marechal Osório, Militar (com passadores de ouro e prata), Corpo de Tropa, Serviço Amazônico e Marechal Trompowsky.

Dentre as autoridades civis, o Senhor Reinaldo Vilela Paranaíba Filho, Prefeito de Três Corações, o Senhor Fabiano da Silva Moreti, Prefeito de Ijaci, e a Senhora Glauciene Gonçalves da Silva, Juíza de Direito da Comarca de Três Corações, foram agraciados com o Diploma de Colaborador Emérito do Exército.

As Senhoras Glauciene Gonçalves da Silva e Adrya Neiva da Rocha receberam a Medalha Exército Brasileiro, por possuírem idoneidade moral, conduta pessoal ilibada e haverem praticado ações destacadas e serviços relevantes ao Exército Brasileiro.

Ato contínuo, os ganhadores do 1º Concurso Literário em Comemoração ao Dia do Exército e Bicentenário da Independência do Brasil, Mahina Britto Tavares Vales (Colégio de Aplicação Unincor), Walleska Chagas de Lima (Colégio União), 1º Sgt André Luís de Oliveira (Corpo de Alunos), Aluno Lucas Sana Nunes (CFGS), Cabo Henrique Egídio Guedes (Batalhão de Comando e Serviços) receberam do Comandante da ESA, o diploma e uma lembrança da Escola.
Dentre as autoridades civis e militares presentes, destaca-se a presença do General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo Aluno e eterno Comandante da ESA.

Exército Brasileiro: Braço Forte, Mão Amiga!

 

 

Foto: ESA - E5 - Fotocine

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

registrado em:
Assunto(s): 2022 , formatura , exército
Fim do conteúdo da página