27º Aniversário do BCSv/ESA - ESA - Escola de Sargentos das Armas Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidadePort


Página inicial > Categorias > Max Informa > 27º Aniversário do BCSv/ESA
Incio do conteúdo da pgina
Categorias

27º Aniversário do BCSv/ESA

Criado: Quarta, 01 Dezembro 2021 12:00 | Publicado: Quarta, 01 Dezembro 2021 12:00 | Acessos: 343

Três Corações/MG – No dia 28 de novembro de 2021, o Batalhão de Comando e Serviços da Escola de Sargentos das Armas (BCSv/ESA) celebrou seus 27 anos. Em meio a tantos motivos para comemorar, o BCSv/ESA realizou uma semana de atividades.

Durante a semana de 6 a 10 de dezembro do corrente ano, houve as Olimpíadas do Batalhão englobando as competições de futebol, de orientação, de cabo de guerra e da corrida de revezamento com pau de fogo, uma formatura geral e, por fim, um almoço de confraternização.

Tais atividades comemorativas visaram o fortalecimento do espírito de corpo, pois a grande maioria envolveu todo o Batalhão, assim como reforçaram os valores e as missões militares e destacaram a importância do BCSv/ESA na formação do Sargento Combatente do Exército Brasileiro.

Histórico - A Escola de Sargentos das Armas (ESA) foi criada pelo Decreto-Lei Nº 7.888, de 21 de agosto de 1945, ocupando, inicialmente, parte das instalações da extinta Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, RJ. A sua sede foi transferida para a cidade de Três Corações, MG, através do Decreto-Lei Nº 27.533, de 5 de dezembro de 1949, e contava com os setores do Comando, Administração, Corpo de Alunos (CA) e Companhia de Comando e Serviços (CCSv), sendo esta última a célula embrionária do Batalhão.

Por meio do Aviso Nº 704, publicado no BE Nº 256, de 10 de novembro de 1950, foi criada a Banda de Música, Categoria “B”, que desde então, abrilhanta as formaturas e solenidades da ESA, além de enaltecer com a música o nome do Exército Brasileiro (EB) nos eventos junto à sociedade tricordiana e do Sul de Minas.

Em 1968, visando apoiar as atividades do CA, foi criada a Companhia Auxiliar do Corpo de Alunos (Cia Aux CA), chamada popularmente de CACA, a qual era composta pelos pelotões auxiliares dos cursos da ESA e pela Seção de Comando, onde tinha como missão apoiar os cursos e controlar o efetivo de cabos e soldados auxiliares das Seções de Equitação, do Setor de Aprovisionamento e, atualmente, da Seção de Instrução Especial (SIEsp).

Em 1992, o Pelotão de Manutenção e Transporte, o qual pertencia à CCSv, sofreu uma mudança, em virtude da centralização de todas as viaturas da Escola, aumentando o seu efetivo de mecânicos de viaturas, de armamentos e motoristas. Momento em que, por causa do grande efetivo de pessoal, já começava a ideia da criação de mais uma companhia, que denominaria Companhia de Manutenção e Transporte da Escola.

Em 1993, através dos levantamentos e proposta do então Coronel Jarbas Bueno da Costa, Chefe da Divisão de Ensino (atualmente Gen Ex R/1 e antigo Comandante deste Estabelecimento de Ensino), a ESA encaminhou ao Estado-Maior do Exército (EME) a necessidade da criação de um Batalhão de Comando e Serviços (BCSv) para gerenciar as atividades de apoio administrativo e ao ensino, bem como controlar os efetivos de Subtenentes, Sargentos, Cabos e Soldados.

Por meio da Portaria Nº 150-EME/1ª SCH-RES, de 28 de novembro de 1994, foi criado o Batalhão de Comando e Serviços da Escola de Sargentos das Armas (BCSv/ESA), competindo ao mesmo as missões de apoiar todas as atividades de ensino, executar a segurança de nossa Escola e dos Campos de Instrução, além de formar os reservistas de 1ª Categoria durante o período do Serviço Militar obrigatório.

Junto com a criação do BCSv/ESA e para compor o Quadro de Cargos Previstos (QCP) que já contemplava as duas companhias existentes, foram criadas a Companhia de Manutenção e Transporte (Cia Mnt Trnp) e a Companhia de Fuzileiros (Cia Fuz).

A Cia Fuz, posteriormente, passou a se chamar Companhia de Guardas (Cia Gd), na qual um Pelotão de Polícia do Exército passou a controlar o trânsito, balizamentos de comboios, segurança nas solenidades e instruções de formação de oficiais e sargentos temporários, além da formação do Soldado Policial do Exército. Em 1º de julho de 2009, a Cia Gd passou a se denominar Companhia de Polícia do Exército (Cia PE).

Por intermédio da Portaria Nº 1.060-EME, de 21 de agosto de 2017, foi reafirmada a existência do BCSv/ESA, criando-o e ativando-o a partir de 1º de janeiro de 2018, sendo subordinado e vinculado administrativamente a ESA.

A Portaria Nº 433-EME, de 11 de outubro de 2017, concedeu ao Batalhão o Código de Organização Militar (CODOM) Nº 01258-3, tornando-se uma Unidade subordinada à ESA e a nomeação de seu Comandante passou a ser prerrogativa do Comandante do Exército Brasileiro.

No Boletim do Exército Nº 1/2018, de 5 de janeiro de 2018, foi publicada a data oficial do aniversário do BCSv/ESA como o dia 1º de janeiro de 2018.

Já a Portaria Nº 218-Cmt Ex, de 21 de fevereiro de 2019, aprovou o Distintivo de Organização Militar e a Bandeira-Insígnia do BCSv/ESA.

Por fim, atualmente a organização do BCSv/ESA encontra-se da seguinte forma:

1) Estado-Maior (S Cmt, S1, S2/S3 e S/4);

2) Adj Cmdo BCSv/ESA

3) Companhia de Comando e Serviços (CCSv);

4) Companhia Auxiliar do Corpo de Alunos (Cia Aux CA);

5) Companhia de Polícia do Exército (Cia PE);

6) Companhia de Manutenção e Transporte (Cia Mnt Trnp); e

7) Banda de Música."

Foto: ESA - E5 - Fotocine

 

 

registrado em:
Assunto(s): bcs , aniversário
Fim do conteúdo da página