FINDA A SEMANA DE MANOBRA ESCOLAR - ESA - Escola de Sargentos das Armas Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Opções de acessibilidadePort


Página inicial > Categorias > Max Informa > FINDA A SEMANA DE MANOBRA ESCOLAR
Incio do conteúdo da pgina
Categorias

FINDA A SEMANA DE MANOBRA ESCOLAR

Criado: Sexta, 12 Novembro 2021 12:00 | Publicado: Sexta, 12 Novembro 2021 12:00 | Acessos: 786

Três Corações (MG)- No período de 8 a 11 de novembro de 2021, ocorreu a Manobra Escolar, envolvendo 534 Alunos da Escola de Sargentos das Armas (ESA), 385 Alunos da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e 47 Alunos do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx), desenvolvida nas proximidades das cidades de São Bento Abade, Luminárias e no Campo de Instrução General Moacyr Araújo Lopes (CIGMAL), situado em São Tomé das Letras.
Na oportunidade, 966 Alunos, sendo 118 do seguimento feminino, puderam empregar os conhecimentos adquiridos ao longo do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS). Para a realização deste exercício militar, foram necessários: 372 militares da ESA e BCSv/ESA, 89 militares da Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) e 42 do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

As informações elencadas a seguir dão uma noção mais exata acerca do alcance e da pujança da Manobra Escolar/2021: aproximadamente 1500 km em deslocamento (mobilização e desmobilização da EsSLog e do CIAvEx); marcha para o combate de 40 km; soma de 20000 km rodados por 112 viaturas militares operacionais, 8 viaturas blindadas e 3 helicópteros HA-1, cobrindo um percurso maior que a extensão da fronteira terrestre do Brasil (16.886 Km). Além disso, houve a participação de 32 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e 9 capitães-alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO).

Durante a execução da Manobra, foram realizadas duas Ações Cívico-sociais (ACiSo), sendo uma no Abrigo Municipal Infantil de Três Corações e a outra com as crianças da Escola Municipal Francisco Diniz, na cidade de Luminárias, MG.

Coordenada pela Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil) desde o ano passado, a primeira Manobra Escolar de que se tem notícia ocorreu na década de 60. É um exercício de longa duração que visa coroar os ensinamentos teóricos e práticos adquiridos pelos alunos do CFGS ao longo do ano de instrução. Por ser um exercício concebido em um contexto de guerra regular, permite ao futuro 3º Sargento conhecer mais amiúde os detalhes relacionados ao emprego das Armas, dos Quadros e dos Serviços em uma situação de combate real.

 

Foto: ESA - E5 - Fotocine

 

 

registrado em:
Assunto(s): MANOBRA ESCOLAR
Fim do conteúdo da página