Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Serviços > Carta de Serviços ao Usuário
Início do conteúdo da página
Faca Sgt Max Wolf Filho (Gavião)

Faca Sgt Max Wolf Filho (Gavião)

Publicado: Segunda, 18 Fevereiro 2019 17:16 | Acessos: 4284

COMPÊNDIO DA FACA SARGENTO MAX WOLF FILHO (FSMWF)

Publicado no BI nº 114, de 21 de junho de 2017

IMG 20190218 162643742

FINALIDADE

a. O Compêndio da Faca Sargento Max Wolf Filho (FSMWF) destina-se orientar procedimentos quanto à ritualística que envolve o artefato.

b. Apresenta a FSMWF - como símbolo dos Sargentos Combatentes das Armas do Exército Brasileiro.

c. A FSMWF é a honraria específica e exclusiva concedida aos sargentos formados na Escola de Sargentos das Armas (ESA), a instrutores e monitores da Escola, mediante processo regulado neste compêndio.

d. Casos que não se enquadram nas condicionantesa da alínea anterior serão norteados pelo exclusivo escopo discricionário do Comandante da ESA.

e. A responsabilidade pelo processo de concessão e aquisição da FSMWF é do Grêmio da Escola de Sargentos das Armas (GRESA), cabendo ao Oficial Orientador o seu gerenciamento.

 

HISTÓRICO

a. Às tropas de elite mais respeitadas e famosas do mundo estão associadas facas ou facões que as identificam. É usual no encontro de camadaras de Forças Armadas amigas, a mostra recíproca desse emblemático artefato que, de certo modo, revela o significado histórico das corporações que integram.

b. Os Sargentos Combatentes do Exército Brasileiro formados pela ESA, desde o curso pioneiro em 1946, passaram a constituir, incontestavelmente, um grupo diferenciado no contexto do Exército Brasileiro. Entretanto, até o ano de 2016, faltava-lhes a materialização do símbolo de um de seus instrumentos de combate - uma faca personalizada.

c. Seu modelo foi baseado no gavião carcará, ave que representa a altivez e importância. Sua imagem lapidada pelo vento na pedra mantêm-se constante e vigilante, na mais alta elevação do Campo de Instrução General Moacir Araújo Lopes (CIGMAL), cenário principal da formação do sargento combatente.

d. Sua denominação, é uma justa homenagem ao heró da 2ª Guerra Mundial que deu origem a denominação histórica desta Escola de Sargentos das Armas, Escola Sargento Max Wolf Filho.

e. A partir dessas considerações, aproveitando o ensejo das comemorações dos 70 anos da primeira turma de formação da ESA, foi desenvolvido o Projeto Faca Sargento Max Wolf Filho, que teve como premissas, a saber:cruzeta quadernagaviao carcara

1) conter a miniatura da cabeça de um gavião carcará;

2) lâmina de duplo corte com dorso serrilhado;

3) possuir a quaderna símbolo da formação profissional das praças; e

4) serem a lâmina e os adereços de alta qualidade fabricada com exclusividade pela empresa Zakharov Facas Artesanais.

A FSMWF foi realizada pelo General de Brigada Vinícius Ferreira Martinelli, comandante da ESA, em janeiro de 2016 dentro do "Projeto Raízes, Valores e Tradições" com a finalidade de criar um símbolo para valorizar ainda mais o sargento combatente de carreira do Exército Brasileiro.

O gerente do projeto foi o Maj Art Alessandro Cruz Eiterer, Instrutor Chefe do Curso de Artilharia que conduziu o projeto de criação da faca em conjunto em Zakharov Facas Artesanais, situada na cidade de Paraisópolis/MG.

 

APRESENTAÇÃO

a. A FSMWF é uma faca de combate, representativa do sargento combatente, concedida pela ESA àqueles que concluíram com aproveitamento o Curso de Formação de Sargentos - e conquistaram o direito de ostentar na farda as divisas de 3º Sargento.

b. A Faca Sargento Max Wolf Filho alude ao Sgt Max Wolf Filho, herói da 2ª Guerra Mundial - cuja empreendedora Ação de Comando serve de inspiração às sucessivas gerações de sargentos combatentes.

c. A FSMWF de numeração 0001 foi entregue simbolicamente ao General de Exército Jarbas Bueno da Costa, um destacado militar que teve a oportunidade de se formar 3º Sargento na ESA no ano de 1964. Militar de carreira impecável seguiu para AMAN, onde se formou oficial da Arma de Infantaria em 1968. Fruto de sua dedicação e esplêndida carreira ascendeu ao mais alto posto do Exército, General de Exército.

d. A Faca possui dupla finalidade:

1) É aplicada nas atividades militares, por conta da excelente qualidade de sua lâmina e de outros requisitos desejáveis ao sargento combatente; e

2) E também, constitui-se em objeto de grande valor representativo das fortes emoções vivenciadas durante a formação, uma jóia militar, a ser guardada em local de destaque na galeria de lembranças da carreira das armas.

 faca bainha

DESCRIÇÃO

a. FSMWF - ZAKHAROV

1) Lâmina de Aço Chromo Inox na espessura de 5 mm, sendo de duplo corte e com o dorso serrilhado. Em um dos lados da lâmina é grafado as inscrições do nome de guerra do combatente e o número de série da faca.

2) Na extremidade do cabo, o pomo é uma cabeça de gavião carcará em metal dourado, voltada para o corte principal. O cabo é de madeira de pau Brasil ou Ecowood Vermelho ou Oiticica Vermelha.

3) Na cruzeta, em metal fosco, acobreado em ambas as faces um escudo modelo polônio, filetado, formado por uma quaderna que representa a formação profissional das praças, tendo ao centro uma estrela gironada de prata que representa os Estabelecimentos de Ensino.

b. DADOS TÉCNICOS

Sigla FSMWF
Alcunha Gavião
Cuteleiro Zakharov Facas Artesanais
UF Minas Gerais
Lâmina Aço Chromo Inox
Comprimento 22 cm
Comprimento Total 35 cm
Peso 450 g
Cabo Pau Brasil
Bainha Couro

 

c. GRAVAÇÃO DE INSCRIÇÕES

Todas as facas terão os números de série gravados conforme modelo abaixo.

Ao adquirir a Faca o militar poderá solicitar a gravação sem custo adicional de seu nome de guerra ou completo, função, ano de formação ou período de instrutor/monitor.

 

NUMERAÇÃO

a. As FSMWF são numeradas pela Fábrica Zakharov em sua lâmina, em ordem crescente, a laser industrial.

b. Não deverá haver FSMWF com numeração repetida, com exceção a faca 0001 que será entregue ao Comandante da ESA durante a cerimônia de descerramento do retrato da Passagem de Comando da Escola.

c. Cada numeração é única e corresponde a apenas um possuidor da faca.

 

PROCESSO DE AQUISIÇÃO E CONCESSÃO

a. GENERALIDADES

1) O processo de Concessão da FSMWF tem início com a declarada manifestação do interessado na aquisição do artefato. O processo é finalizado com o seu recebimento.

2) A responsabilidade pelo processo de aquisição e concessão da FSMWF é do GRESA.

3) A fim de estar apto ao recebimento da FSMWF, o militar deverá:

a) ter sido formado ou ter sido intrutor/monitor na Escola de Sargentos das Armas;

b) ter exemplar conduta militar à luz dos ditames castrenses de hierarquia e disciplina; e

c) ter ilibada conduta civil condizente com sua permanente situação de militar do Exército Brasileiro.

b. O Processo de Aquisição e Concessão:

1) Requisitos para concessão/aquisição:

a) A FSMWF é honraria específica concedida aos sargentos formados na ESA, instrutores e monitores, que manifestarem seu interesse em adquirir a Faca.

b) O Comandante da ESA, através de seu poder discricionário, poderá autorizar a aquisição da FSMWF à oficiais e sargentos, que servem ou serviram na ESA, civis ou instituições (militares ou não) que tenham contribuído com a formação d o 3º Sargento Combatente do Exército Brasileiro e/ou representem, também, importantes vetores de difusão dos Valores do Exército Brasileiro.

2) Processo de Aquisição (Somente a partir de Março de 2020):

a) O militar deverá estabelecer contato com o Grêmio da Escola de Sargentos das Armas (GRESA), informando os seguintes dados:

(1) Nome Completo;

(2) Identidade Militar

(3) Posto ou Graduação

(4) Ano de Formação ou Período de Instrutor/Monitor,

b) Contato:

(1) Telefone: (35)3239-4100 (PABX) / 5138 (GRESA)

(2) E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(3) Correio:

- Grêmio da Escola de Sargentos das Armas

- Avenida Sete de Setembro, 628 - Centro - Três Corações/MG - CEP 37410-155

c) Para maiores detalhes sobre as características, valores, formas de pagamento, garantia e nota fiscal das facas, entrar em contato com o GRESA.

d) O GRESA procederá a encomenda da FSMWF junto ao fornecedor.

e) A entrega da faca poderá ser em mãos ou por meio dos correios, porém os encargos financeiros do frete será de responsabilidade do solicitante.

f) O tempo entre a encomenda feita pelo GRESA e o recebimento da FSMWF é de 45 (quarenta e cinco) dias. O GRESA não tem qualquer influência sobre este aspecto haja vista o mesmo ser produto do processo técnico por parte do fabricante.

registrado em:
Assunto(s): faca , sgt max wolf , gaviao
Fim do conteúdo da página