Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Max Informa > ESA comemora o Dia do QCO
Início do conteúdo da página
ESA comemora o Dia do QCO

Links relacionados:

Três Corações / MG – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou, no dia 2 de outubro de 2019, no Auditório Coronel Catunda, uma homenagem ao Dia do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), reverenciando sua Patrona, a heroína baiana Maria Quitéria de Jesus.

Maria Quitéria de Jesus nasceu em São José de Itapororocas, no ano de 1797, na antiga Província da Bahia. Em 1822, sob o ideal de liberdade, o Recôncavo Baiano lutava contra o dominador português que se negava a reconhecer a Independência do Brasil.

Ante a posição contrária do pai, foge de casa e, com o uniforme de um cunhado, incorpora-se inicialmente ao Corpo de Artilharia e, posteriormente, ao de Caçadores, com nome de Soldado Medeiros. Em fins de 1822, incorpora-se ao Batalhão dos Voluntários de D. Pedro I, tornando-se, desse modo, oficialmente, a primeira mulher a assentar praça numa unidade militar, em terras brasileiras. No dia 20 de agosto de 1823, D. Pedro I concede-lhe o soldo de "Alferes de linha" e a condecoração de "Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro", em reconhecimento à bravura e à coragem com que lutara contra os inimigos da Pátria.

Criado em 2 de outubro de 1989, pela Lei nº 7.831, o Quadro Complementar de Oficiais (QCO) é composto por oficiais com curso superior, realizado em universidades civis, em diferentes áreas do conhecimento e especializações técnicas necessárias ao Exército.

A Escola de Sargentos das Armas conta com 11 Oficiais do Quadro Complementar, nas especialidades de Direito, Enfermagem, Informática, Magistério (Português, Inglês e Espanhol), Terapia Ocupacional, e Veterinária.

Na oportunidade, o General de Brigada Flavio Alvarenga Filho, Comandante da ESA, cumprimentou os Oficiais do QCO pelo seu dia e ressaltou a sua importância para a Escola Max Wolf Filho.

Foto: 

Fim do conteúdo da página