Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Max Informa > ESA comemora o Dia da Família Militar
Início do conteúdo da página
ESA comemora o Dia da Família Militar

Três Corações / MG – A Escola de Sargentos das Armas realizou cerimônia no Auditório Coronel Catunda, no dia 25 de setembro de 2019, em alusão ao Dia da Família Militar, comemorado no último dia 18 de setembro de 2019.

O Dia da Família Militar é a ocasião em que se prestam as justas homenagens e o reconhecimento à Dona Rosa Maria Paulina da Fonseca, Patrona da Família Militar, nascida em 18 de setembro de 1802.

D. Rosa da Fonseca é exemplo de amor patriótico, pois, conta-nos a História que ao receber o pesar dos amigos pela morte de seu filho mais novo, Afonso Aurélio, e pelas graves lesões sofridas por Manuel Deodoro, D. Rosa da Fonseca declarou: “Sei o que houve. Talvez até Deodoro mesmo esteja morto. Mas hoje é dia de gala pela vitória; amanhã chorarei a morte deles.” Após a comemoração, chorou por três dias.

Dos oito filhos homens, todos militares, destacaram-se o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil e o General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, Patrono do Serviço de Saúde do Exército. Outro importante ícone da família foi o seu neto, Marechal Hermes Ernesto da Fonseca, oitavo Presidente da República.

Ao final da cerimônia, o General de Brigada Flavio Alvarenga Filho, Comandante da ESA, ressaltou a importância da família para a instituição Exército Brasileiro.

Foto: Sd Weslei Nascimento, ESA
Fim do conteúdo da página