Etapas do Concurso - ESA - Escola de Sargentos das Armas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro

SEJA BEM-VINDO AO SITE DA ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS
Página inicial > Concurso > Etapas do Concurso
Início do conteúdo da página

brasao 

 MINISTÉRIO DA DEFESA 
 EXÉRCITO BRASILEIRO
 ESCOLA DE SARGENTOS DAS ARMAS
 ESCOLA SARGENTO MAX WOLF FILHO

 

1) O concurso de admissão para a matrícula nos CFGS visa à avaliação e classificação do(a)s candidato(a)s, de acordo com o número de vagas fixado pelo Estado-Maior do Exército (EME) para cada um dos cursos. Será realizado, simultaneamente, em localidades distribuídas por todo o território nacional, selecionando o(a)s candidato(a)s que demonstrarem possuir capacidade intelectual, conhecimentos fundamentais, vigor físico e condições de saúde que lhes possibilitem acompanhar os estudos e suportar os esforços exigidos durante a realização dos CFGS.

2) O concurso de admissão para matrícula nos CFGS terá as seguintes fases:

               a) 1ª fase, realizada nas OMSE, composta pelas seguintes etapas:

(1) exame intelectual (EI), para todo(a)s o(a)s candidato(a)s inscrito(a)s de caráter eliminatório e classificatório;

b) 2ª fase (realizada nas UETE) de caráter eliminatório:

(1) exame de habilitação musical (EHM), de caráter eliminatório e classificatório, para o(a)s candidato(a)s da área Música aprovado(a)s no EI e classificados dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como aos incluídos(as) na majoração que forem convocados(as) pela ESA para continuarem no CA;

(2) inspeção de saúde (IS), de caráter eliminatório, esta inspeção se destina ao(a)s aprovado(a)s no EI e classificado(a)s dentro das vagas destinadas às áreas, bem como ao(à)s incluído(a)s na majoração que forem convocado(a)s pela ESA para continuarem no CA; e

(3)exame de aptidão física (EAF), de caráter eliminatório, para o(a)s candidato(a)s de todas as áreas, aprovado(a)s no EI e apto(a)s na IS.

(4)comprovação dos requisitos biográficos do(a)s candidato(a)s, para o(a)s candidatos(a)s de todas as áreas, aprovado(a)s nas etapas anteriores. 

(5) comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos(as) que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição e tenham indicados em campo especifico que pretendem concorrer para o sistema de reserva de vagas.

 

 

 

Aspectos gerais do concurso de admissão

 

1) O EI, a IS e o EAF serão realizados sob a responsabilidade de diferentes guarnições de exame e UETE.

2) O(A) candidato(a) realizará as provas do EI em local sob responsabilidade da OMSE escolhida no ato de sua inscrição – desde que tenha sido confirmada em seu CCI – nas datas e horários estabelecidos no Calendário Anual do Concurso de Admissão.

3) Caberá à ESA elaborar a relação do(a)s aprovado(a)s no EI e convocar aquele(a)s que serão submetido(a)s às demais etapas do CA.

4) A majoração (lista de reservas), quando existir, destinar-se-á a recompletar o número total de candidato(a)s a serem selecionado(a)s – classificado(a)s dentro das vagas estabelecidas – em caso de desistências, inaptidões ou contraindicações, em quaisquer das etapas do CA.

Obs: as vagas do(a)s candidato(a)s classificado(a)s que solicitaram adiamento de matricula não serão preenchidas pela majoração (lista de reserva).

5) O EHM (exclusivo para a área de música)terá caráter eliminatório e classificatório, a IS e o EAF terão caráter eliminatório; e serão sucessivamente realizados apenas pelo(a)s candidato(a)s convocado(a)s para o prosseguimento do CA, que forem aprovado(a)s no EI e classificado(a)s conforme os números de vagas de cada área. A ESA divulgará a relação do(a)s candidato(a)s convocado(a)s (classificado(a)s e classificado(a)s majorado(a)s) para as demais etapas do CA, que deverá ser disponibilizada na Internet e nas OMSE.

6) A classificação geral do concurso de admissão, contendo as opções de área feitas pelo(a)s candidato(a)s, constará numa relação com base na ordem decrescente das notas obtidas pelo somatório das Notas Finais do EI, com as respectiva pontuação referentes à Nota do EHM (Música), sendo referência para a chamada (convocação) e o preenchimento das vagas. Com base nessa classificação, que será divulgada na Internet pela ESA, no endereço eletrônico http://www.esa.eb.mil.br, o(a)s candidato(a)s serão convocado(a)s para realizarem as demais etapas do concurso de admissão, de acordo com a quantidade de vagas, por área, estabelecidas pelo EME.

7) O(A)s candidato(a)s incluído(a)s na majoração realizarão as etapas do CA posteriores ao EI – EHM (exclusivo para área de música), IS, EAF – e serão classificados em uma OMCT à medida que houver necessidade para recompletamento de vagas, eventualmente abertas, em decorrência de desistências e/ou eliminação de candidato(a)s inicialmente classificado(a)s, respeitado o número de vagas por sexo e por área.

8) Os(As) candidatos(as) que forem convocados pela ESA, para se apresentarem nas respectivas UETE, deverão realizar, como nas últimas etapas do CA, a revisão médica, o exame de aptidão física  (EAF), a comprovação dos requisitos biográficos exigidos à matrícula e à heteroidentificação para os candidatos(as) que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição e tenham indicados em campo especifico que pretendem concorrer para o sistema de reserva de vagas. Caso seja constatado, nessa revisão, algum problema de saúde pela equipe médica da OMCT – adquirido após a IS – o(a) candidato(a) enquadrado(a) neste caso será encaminhado(a) para nova inspeção a cargo do Médico Perito da Guarnição (MPGu) ou por Junta de Inspeção de Saúde Especial (JISE), nomeada pelo Comando Militar de Área (C Mil A), a fim de ser confirmada, ou não, sua contraindicação à matrícula.

9) O exame de aptidão física (EAF) será executado, apenas pelos candidatos aprovados na Revisão Médica, nas mesmas condições e parâmetros do EAF realizado na 1ª fase do CA, com o objetivo de confirmar os índices atingidos pelos(as) candidatos(as) no EAF/1ª fase.

10) Os candidatos aprovados na ISGR da Revisão Médica deverão ser submetidos ao EAFD e, caso não sejam aprovados neste exame, terão direito a realização do EAFDGR.

11) A convocação de candidato(a)s para recompletamento de vagas – eventualmente abertas por candidato(a)s desistentes ou reprovado(a)s/inapto(a)s em alguma etapa posterior ao EI – ocorrerá, se for o caso, até a data prevista no Calendário Anual do CA, em uma das UETE designadas para realizarem o Período Básico dos CFGS. A partir dessa data, nenhum(a) candidato(a) será convocado(a) para recompletar vagas.

12) Imediatamente após a conclusão de todas as etapas do CA, a ESA elaborará a relação dos candidato(a)s habilitado(a)s à matrícula, distribuída por áreas, a ser estabelecida com base na classificação geral do CA e nos resultados das demais etapas.

 


 

Fim do conteúdo da página