Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Graduação Tecnológica
Início do conteúdo da página
Publicado: Quinta, 03 de Maio de 2018, 16h01 | Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 14h22 | Acessos: 15925

esa grad tecnoCFS: Equivalência de Estudos dos Cursos Destinados aos Sargentos e Subtenentes e a Implantação do Curso de Formação de Sargentos no Grau Superior de Tecnologia.

Foi aprovado o Decreto n° 9.171 (17 OUT 17) o qual altera o Decreto n° 3.182, de 23 SET 99, regulamento da Lei n° 9.786, de 8 FEV 99, que dispõe sobre o ensino no Exército Brasileiro - decorre de proposta do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) com o objetivo de:

a. alterar o nível do Curso de Formação de Sargentos (CFS) para o nível de Educação Superior de Graduação Tecnológica; e

b. viabilizar a condução dos programas de pós-graduação conduzidos no âmbito das Linhas de Ensino Militar Bélico, de Saúde e Complementar, de maneira mais eficaz, flexível e melhor alinhada com o Sistema Federal de Ensino.

O Decreto supracitado autorizou o Exército a implantar o nível superior de tecnologia nos diversos CFS, atentando para o previsto no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia do Ministério da Educação (CNCST - 3ª Edição), além de definir que os respectivos cursos de especialização terão equivalência com cursos de pós-graduação lato sensu.

Diante disso, o EME publicou a Portaria 504-EME, de 8 DEZ 17 a qual aprova as Diretrizes para a Equivalência de Estudos dos Cursos Destinados aos Sargentos e Subtenentes e a Implantação do Curso de Formação de Sargentos no Grau Superior de Tecnologia e dá outras providências (EB20-D-01.059), onde consta o cronograma e equivalências:

- Sargentos formados até 2019, mantém sua área de estudos (continuam com a equivalência de médio ou médio-técnico). Estes militares caso sejam aprovados no CHQAO e concluam o curso com aproveitamento, terão seus diplomas com equivalência ao curso de tecnólogo em Gestão Pública.

- Sargentos formados a partir de 2020, terão seus diplomas com equivalência aos cursos de tecnólogo previstos no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia.

                                        CRONOGRAMA DE EXTINÇÃO E DE IMPLANTAÇÃO DE CURSOS                                      
CRONOGRAMA DE EXTINÇÃO DO CFS DE GRAU MÉDIO TÉCNICO
2017 2018 2019 2020
Mtcl Al CFS Me Tec Mtcl Al CFS Me Tec Condução do 2º ano Extinto
Condução do 1º e do 2º ano Condução do 1º e do 2º ano
Divulgação das IRISM Conclusão da extinção do CFS Me Tec
Concurso de Admissão
    
CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO CFS DE GRAU SUPERIOR DE TECNOLOGIA    
 2017 2018   2019 2020 
Fase Preparatória   Divulgação das IRCAM Divulgação das IRCAM  Divulgação das IRCAM
 Concurso de Admissão  Concurso de Admissão  Concurso de Admissão
Matrícula 1ª turma Matrícula
Preparação das OMCT, da ESA, EsSLog e CIAvEx  Condução do 1º ano Condução do 1º e 2º anos
 Preparação da ESA, EsSLog e CIAvEX  Formação da 1ª turma

 

- Sargentos e Subtenentes já possuidores do CHQAO, podem solicitar seu diploma com equivalência ao curso de tecnólogo em Gestão Pública à EsIE.

Perguntas:

1) Sou Sargento formado em 2000, posso requerer meu diploma de nível superior?

Não, os Sargentos formados até 2019, mantém sua área de estudos (continuam com a equivalência de médio ou médio-técnico). Estes militares caso sejam aprovados no CHQAO e concluam o curso com aproveitamento, terão seus diplomas com equivalência ao curso de tecnólogo em Gestão Pública.

2) Estou estudando para prestar o concurso. Quando será a primeira matrícula no CFS tecnólogo?

Será em 2019, para os candidatos aprovados no CA ao CFS 19/20, a ser realizado este ano (2018).

registrado em:
Fim do conteúdo da página