Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
                                          SEÇÃO DE INSTRUÇÃO ESPECIAL

 

 

BREVE HISTÓRICO

siesp1

 A denominação histórica: Seção de Instrução Especial (SIEsp) é decorrente de sua criação oficial pelas Portarias nº 101 - EME-Res e 107 - 1ª SCh/EME-Res, ambas de 28 de julho de 2005. Desta forma, essa data ficou oficializada como o dia de criação da SIEsp/ESA.

Em 28 de setembro de 2005 foi realizada pelo então Comandante da Escola de Sargentos das Armas, Gen Bda ARAKEN DE ALBUQUERQUE, a 1ª Reunião e como diretriz interna foi criado o nucleo de implantação da seção, composto por oficias e graduados do Corpo de Alunos e Batalhão de Comando e Serviços, deste estabelecimento de ensino.

Os trabalhos foram divididos em 3 (três) fases: a 1ª (primeira) e a 2ª (segunda) fases, no período de setembro de 2005 a dezembro de 2006, destinaram-se ao planejamento e reconhecimento dos estágios de instrução especial, bem como a elaboração de projetos e aquisiçao de materiais a serem empregados nos referidos estágios. A 3ª (terceira) fase iniciou-se a partir de janeiro de 2007 e caracterizou-se pelo funcionamento pleno da seção de instrução com a execução do Estágio Basico de Instruções Especiais (EBIE), dividido em 3 (três) turnos e o Estágio de Operações de Garantia da Lei e da Ordem (EOpGLO), dividido em 2 (dois) turnos.

No ano de 2011 por imposição do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) foi feita a mudança do EOpGLO para Estágio de Operações contra forças Irregulares (EOpCFI).

 

          Conheça as atividades da SIEsp  da Escola de Sargentos das Armas
→ Missão
Estágio Básico de Instruções Especiais (EBIE)
Estagio de Operações Contra Forças Irregulares (EOpCFI)
Distintivo Gavião
Pedido de Cooperação de Instrução (PCI )
registrado em:
Assunto(s): siesp , eibc
Fim do conteúdo da página