Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
                                                  SEÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA - ESA                                              

SEF

A Seção de Educação Física da Escola de Sargentos das Armas foi criada em 1960 e desde sua instituição tem por missão-síntese planejar, supervisionar e avaliar o Treinamento Físico Militar do Corpo de Alunos.

Tem no seu rol de atribuições, o treinamento das equipes desportivas que representarão o Exército na competição entre as escolas de formação de sargentos das Forças Armadas (MAREXAER). O objetivo da MAREXAER é incentivar a prática do esporte, desenvolver o espírito de companheirismo e de camaradagem, cultivar os valores e as tradições militares e promover a interação entre civis e militares das Forças Armadas do Brasil. Durante a competição são disputadas as modalidades de atletismo, basquete, futebol, judô, pentatlo militar, natação, orientação, corrida rústica e voleibol.

No tocante ao Corpo Permanente, é responsável pela elaboração do planejamento de treinamento, bem como da aplicação dos Teste de Avaliação Física durante o ano de instrução. Orienta, de maneira individualizada, os candidatos a cursos operacionais quanto à preparação física para os testes de aptidão preliminares.Também é responsável pela evolução e continuidade da reabilitação física de militares lesionados, em consonância com Seção de Fisioterapia.

A Seção de Educação Física atua na integração da Escola de Sargentos das Armas com a sociedade tricordiana, promovendo as tradicionais corridas Guararapes e Duque de Caxias há mais de quarenta edições; e, nos últimos dois anos, aberta ao público infantil, na categoria Kids.  Desta forma, visa ao incentivo da prática do pedestrianismo, a promoção de saúde através do desporto e a preservação da memória dos heróis de Guararapes e de nosso patrono.

Nas diversas frentes atuantes, a SEF é, acima de tudo, desenvolvedora de atributos atitudinais e valores quistos pela Instituição para o sargento de carreira combatente, utilizando como ferramentas o esporte e o Treinamento Físico Militar para alcançar este fim.

 

Fim do conteúdo da página