Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Max Informa > ESA comemorou o Dia da Infantaria
Início do conteúdo da página
ESA comemorou o Dia da Infantaria
imagem sem descrição.

Três Corações (MG) – A Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizou, no dia 23 de maio de 2018, a formatura em comemoração ao Dia da Arma de Infantaria, reverenciando seu Patrono, o Brigadeiro ANTÔNIO DE SAMPAIO.

Este honrado militar ingressou na Força Terrestre como Sargento em 1830 e chegou a Brigadeiro, posto máximo do Exército da época. Por ter dedicado toda sua vida à Infantaria, em 1940, foi declarado o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

A Infantaria compreende o conjunto das tropas de um exército particularmente apto para realizar o combate a pé, ainda que utilizando meios de transportes terrestres, aéreos ou aquáticos para o seu deslocamento. É, por excelência, a arma do combate aproximado, apta a operar em qualquer tipo de terreno e sob quaisquer condições de tempo e visibilidade.

Na semana de 21 a 25 de maio, o Curso de Infantaria realizou diversas atividades em comemoração do seu aniversário, tais como: palestra sobre o Patrono; competições entre os pelotões; cultos religiosos (católico, evangélico e espírita); Prova Infante de Ferro e Prova Invictus.

No dia 23 de maio de 2018, ocorreu a cerimônia militar, que contou com a participação do Exmo Sr General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo Aluno e Cmt da ESA e antigo integrante do Alto Comando do Exército; do Exmo Sr General de Brigada Adilson Giovani Quint, Comandante da ESA; do Coronel Mario Luis Carvalho Barbosa de Souza,  Oficial mais antigo da Arma de Infantaria servindo na ESA; do Coronel José de Arimatéia Mota, Chefe da 13ª CSM; do Coronel PTTC Marcelo de Freitas Ferreira, Chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão; do Coronel PTTC Carlos Alberto Correa dos Santos, Chefe do Escritório de Projetos; do Cronel R1 Domingos Pinto da Silva, antigo Instrutor Chefe do Curso de Infantaria e Gerente do Posto FHE Poupex; e do Subtenente Everaldo Francisco de Paula, Adjunto de Comando da ESA e Praça mais antigo da Arma de Infantaria.

Estavam também presente na solenidade o Coronel R1 Bianco e o Subtenenten Wallace, da DETMil; o Tenente-Coronel Kunz e o Major Luciano, da EsSLog; o Major Rouseman e o Capitão Freitas, do CIAvEx, membros da comitiva de transformação dos Cursos de Formação de Sargentos do Grau Técnico para Tecnológico e além da professora e alunos da Escola Estadual Luíza Gomes Lemos da cidade  de Três Corações.

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Seção de Fotocinegrafia da ESA

registrado em:
Fim do conteúdo da página