Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Max Informa > Comemoração do 123º Aniversário da ESA
Início do conteúdo da página
Comemoração do 123º Aniversário da ESA

Parabéns a todas as gerações de militares que contribuíram e contribuem pela busca incessante em melhor formar o Sargento Combatente de carreira do Exército Brasileiro.

Três Corações (MG) – No dia 13 de junho do corrente ano, realizou-se a cerimônia de comemoração do 123º aniversário da Escola de Sargentos das Armas, ocorrido no dia 28 de maio conforme a Portaria nº 194 – do Secretário  Geral do Exército, de 9 de maio de 2017, que alterou a data de aniversário da Escola de Sargentos das Armas, de 21 de agosto de 1945 para 28 de maio de 1894.

A nova data de aniversário da ESA, foi instituída após uma intensa pesquisa histórica, onde se constatou que o elemento formador da ESA foi a “Escola de Sargentos” criada no Rio de Janeiro, a qual iniciou o seu período letivo a partir da Ordem do Dia nº 552, de 28 de maio de 1894, do Ministro da Guerra.

A ESA, atualmente, é o único estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro, enquadrada na linha de ensino militar bélico de grau médio, destinado à formação de sargentos combatentes de carreira das armas de: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, esta última foi criada em 1961.

Ao longo de mais de 123 anos de existência, a Escola formou mais de 30.000 sargentos e aperfeiçoou cerca de 5.000. Dentre esses, militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e de nações amigas da República da Namíbia, República Democrática de Timor-Leste, República Democrática de São Tomé e Príncipe, República da Guiné-Bissau e República de Cabo Verde.

A formação profissional do Sargento combatente do Exército é a razão de ser da escola. Para tal, busca-se uma educação integral baseada no desenvolvimento de valores, tais como a disciplina, a hierarquia, a verdade, a lealdade, a probidade, a responsabilidade, o patriotismo, o civismo, a camaradagem, a cooperação, a coragem física e moral, o dever, a honra, o compromisso com o Exército e com a Nação Brasileira, a dignidade do ser humano, a justiça, a democracia e a paz social. Os valores mencionados são desenvolvidos nos alunos por meio de variadas atividades que estimulam os campos social, afetivo, psicomotor e cognitivo do discente, em estreito contato com a sua família.

A cerimônia foi prestigiada pelo Exmo Sr Gen Ex MAURO CESAR LORENA CID, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, acompanhado do Gen Ex JARBAS BUENO DA COSTA, antigo Aluno e Cmt da ESA e antigo integrante do Alto Comando do Exército; do Gen Div  HENRIQUE MARTINS NOLASCO SOBRINHO, Comandante da 4ª Região Militar; do Gen Div MARCOS ANDRÉ DA SILVA ALVIM, Diretor de Educação Técnica Militar; do Gen Bda VINÍCIUS FERREIRA MARTINELLI, Comandante da Escola de Sargentos das Armas, Escola Sgt Max Wolf Filho; do Gen Bda SÉRGIO SCHWINGEL, Comandante de Operações Especiais; e do Sr Gen Bda JOSÉ AMARAL CALDEIRA, antigo instrutor da Escola. Prestigiaram também a solenidade o Exmo Sr CLAUDIO COSME PEREIRA DE SOUZA, Prefeito de Três Corações e o Exmo Sr MAURÍCIO MIGUEL GADBEM, Presidente da Câmara Municipal de Três Corações, militares da reserva, autoridades civis, militares e familiares.

Em momento solene, o Cmt da ESA realizou a entrega de diploma de "Amigo da ESA" a personalidades civis e militares que colaboram de maneira constante às solicitações feitas pela Escola. A cerimônia resgatou valores e tradições históricas do elemento formador da ESA, a então “Escola de Sargentos”.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página